{ destinos }
A bordo do Emerald Sakara pela Croácia e Itália
Por Paola Mansur, 09 de setembro de 2024
Uma viagem pela história com paisagens deslumbrantes

Depois de dias intensos, seguimos para mais uma super viagem e te convido a acompanhar todos os detalhes desta aventura à bordo do Emerald Sakara. Os destinos desta vez serão Croácia (país que ainda não conhecia) e Itália. Ao final, três noites em Roma.

O embarque aconteceu em Veneza no ‘superiate’ com capacidade para 100 pessoas em 50 cabines. O navio oferece uma experiência exclusiva e intimista, com 110 m de comprimento, possibilita parada em portos menores e regiões mais centrais. Lindas e serviço personalizado. Oferece também piscina de borda infinita, restaurantes, academia e SPA.

Os interiores do Emerald Sakara apresentam móveis Tribu e Gervasoni, iluminação projetada por Tom Dixon, bem como uma surpreendente colaboração entre Freifrau e Missoni. As atualizações tecnológicas incluem o serviço de internet Starlink.

Nossa primeira parada foi em Vis Vis Island, localizada na Croácia, uma ilha no Mar Adriático conhecida por suas paisagens deslumbrantes e rica história. Com uma área de cerca de 90 quilômetros quadrados, é uma das ilhas mais distantes da costa croata, situada a aproximadamente 45 quilômetros da cidade de Split.

Marcada por sua importância estratégica ao longo dos séculos, durante o período da República de Veneza, Vis foi um ponto de defesa crucial. No entanto, seu papel mais notável na história recente foi durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi usada como base naval pelos aliados e foi um centro de resistência contra as forças do Eixo.

Vis é famosa por suas belezas naturais, incluindo praias imaculadas como a Praia de Stiniva e a Gruta Azul, uma caverna marinha que se ilumina com uma luz azul impressionante.

A ilha também é conhecida por suas vinhas e vinhos de qualidade, refletindo a rica tradição agrícola da região. Hoje, Vis é um destino popular para aqueles que buscam um ambiente mais tranquilo e autêntico, longe das rotas turísticas mais movimentadas.

Uma curiosidade, na Vis Vis Island foi filmado “Mamma Mia II”.

Mas é claro que não poderia deixar de dar algumas dicas para quem deseja visitar a praia Stiniva:

1 – Dá quase 1 km de descida íngreme (que depois tem que subir, né?) lotada de pedras fixas e soltas, tem que tomar muito cuidado e estar em forma para fazer o percurso;
2 – A praia e o chão do mar são de pedras, leve sapatilhas aquáticas;
3 – Leve máscara de mergulho para ver os lindos tons do mar;
4 – Lá tem algumas espreguiçadeiras e mesinhas com cadeiras que atendem o “Stiniva Beach”, o único bar local;
5 – Leve sua própria toalha;

Chegamos na sequência em Dubrovnik (fotos abaixo), carinhosamente apelidada de “Pérola do Adriático”, é uma joia histórica e cultural localizada na costa da Croácia. Em 2023, a cidade atraiu mais de 1,5 milhão de visitantes, que foram cativados por suas muralhas imponentes e atrações icônicas.

Entre os principais pontos turísticos está a cidade velha de Dubrovnik, um patrimônio mundial da UNESCO, com ruas de pedra calcária, igrejas renascentistas, palácios góticos e o famoso Mosteiro Franciscano. As muralhas medievais, com 25 metros de altura, oferecem vistas panorâmicas do mar Adriático e da cidade. O Stradun, a rua principal, é um marco imperdível, repleta de cafés, lojas e arquitetura impressionante. Além disso, a Fortaleza de Lovrijenac e a Ilha de Lokrum proporcionam uma imersão na história.

Muitas lojas de joias vendem ouro, prata e todo o tipo de pedras. Muitos camafeus, de todos os tamanhos.
O que mais me impressionou, foi o tesouro da Basílica da Assunção da Virgem Maria. De uma riqueza única, onde estão restos mortais de São Brás, padroeiro da cidade, Maria Madalena, da cruz de Jesus Cristo e o manto Dele, entre outras relíquias.

Curiosidade: a série “Game of Thrones” foi filmada em Dubrovnik.

Nossa viagem segue e chegamos a Otranto, uma charmosa cidade localizada na região de Puglia, no sul da Itália, bem na ponta do salto da bota! Conhecida por seu passado histórico e sua beleza natural, possui vistas deslumbrantes do mar Adriático.


Otranto tem uma rica história que remonta ao período greco-romano e é famosa por seu castelo, o Castello Aragonese, uma imponente fortaleza à beira-mar. A catedral da cidade, a Cattedrale di Otranto, abriga impressionantes mosaicos medievais e é um exemplo de arte bizantina. Dentro da cidade antiga, tem várias lojinhas de batas, calçados, utensílios para a casa, restaurantes, etc. Muito gostoso passear por lá!

Mar a frente chegamos em Gallipoli, uma cidade encantadora localizada na região da Puglia, no sul da Itália. É conhecida por suas belas praias de águas cristalinas, um centro histórico repleto de arquitetura barroca e uma atmosfera vibrante mediterrânea. O centro histórico de Gallipoli, situado em uma pequena ilha conectada ao continente por uma ponte, é um labirinto de ruas estreitas, possui algumas lojinhas, casas tradicionais e monumentos. Quem tiver a oportunidade de visitar não pode perder as igrejas!! Uma mais linda que a outra, entrem em todas!

Gallipoli também é famosa por sua vida noturna animada e uma rica tradição culinária, especialmente pratos à base de frutos do mar. A cidade tem um passado histórico significativo, tendo sido dominada por diferentes civilizações, como gregos, romanos, bizantinos e espanhóis, o que se reflete em sua arquitetura e cultura.

Taormina é uma charmosa cidade localizada na costa leste da Sicília, na Itália. Situada no alto de uma colina com vista para o Mar Jônico e para o imponente Monte Etna, Taormina combina belezas naturais, ruínas antigas e arquitetura medieval. O Teatro Antigo, por exemplo, foi construído pelos gregos no século III a.C. e ampliado pelos romanos – este teatro ao ar livre é um dos mais bem preservados da Sicília.

A Corso Umberto é a rua principal de Taormina, cheia de boutiques, cafés, restaurantes e edifícios históricos, entre eles o Café Dolce & Gabanna e muitas lojas da linda cerâmica siciliana. É o coração da vida social da cidade. Há várias praias encantadoras, como Mazzarò e Giardini Naxos, perfeitas para aproveitar o sol e o mar azul-turquesa. O Cannoli é uma sobremesa proveniente da Sicília, tradicional por lá e que consiste em uma massa doce frita, em formato de tubo, recheada com um creme de ricota.

Confira a galeria de fotos desse lugar super charmoso:

Última parada! Dia de Sorrento! Localizada na impressionante Baía de Nápoles, essa charmosa cidade é um verdadeiro refúgio histórico e natural. Adorei me perder pelas charmosas ruelas cheias de lojinhas, restaurantes e hotéis lindos! A vista é de capotar!

A melhor e mais fácil maneira de chegar das praias e da marina ao centro histórico é pelo elevador. Paga-se uma pequena taxa e chega bem no centro. Alguns dos melhores hotéis tem seu próprio elevador privativo.

Para fechar com chave de ouro, desembarcamos em Roma e ao longo de 3 noites fizemos alguns passeios especiais. O primeiro deles é na Galeria Doria Pamphilj que por acaso é muito perto do Hotel Singer Palace, onde ficamos hospedadas.


O Palácio Doria Pamphilj (foto acima) era a residência do sobrinho do Papa Inocencio X, que era o dono do palácio onde hoje funciona a nossa embaixada, na Piazza Navona. Camilo (esse sobrinho), que tinha sido feito cardeal, largou a batina para se casar com Olimpia Aldo Brandini. Isso enfureceu o Papa e a mãe dele (também chamada Olímpia, cunhada do Papa).

A família de Olimpia Aldo Brandini era dona desse palácio, então o casal se mudou para lá deixando a mãe dele viúva sozinha no palácio da família na Piazza Navona. Depois que o Papa e a mãe de Camilo morreram, a família foi levando todas as obras de arte que estavam no Palácio da Piazza Navona para o Palácio Doria Pamphilj. Hoje a Galleria Doria Pamphilj é o principal museu privado de Roma e seus salões com móveis e decoração de época, podem ser visitados. Entre muitos quadros que lá vimos, está o famosíssimo retrato do Papa feito por Velasquez, 2 bustos do Papa feitos por Bernini, um outro busto da Olimpia Pamphilj. O casal era um super colecionador de obras de arte, então as paredes são literalmente forradas de quadros espetaculares, em sua maioria do barroco, inclusive 3 Caravagios maravilhosos.

 

Outro lugar do circuito “Roma nada óbvia” – Visitamos o Palazzo Spada (fotos acima) que é um museu pequeno com a coleção de quadros do cardeal Bernardino Spada que contratou o grande arquiteto barroco Borromini para reformar as fachadas. Borromini também construiu no pátio do palácio uma perspectiva trompe-l’oeil que da a ilusão que a galeria é muito mais longa e a estátua ao final é bem maior do que realmente são. Sensacional!

Vivemos experiências inesquecíveis e o melhor é que você também pode viver. A PAMA TOURS te ajuda com tudo. Solicite informações pelo e-mail: paola.mansur@pamatours.com