Berlim é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. Com uma população de 3,5 milhões dentro de limites da cidade, é a maior cidade do país, e a sétima área urbana mais povoada da União Europeia.
Situada no nordeste da Alemanha, é o centro da área metropolitana de Berlim-Brandemburgo, que inclui 5 milhões de pessoas de mais de 190 nações. Berlim é uma cidade global e um dos mais influentes centros mundiais de cultura, política, mídia e ciência.
Estive recentemente no país no período pós COVID 19 e vou compartilhar com vocês algumas de minhas experiências. O Bode-Museum (fotos abaixo), é mais um dos museus pertencentes ao complexo da Ilha dos Museus, em Berlim. Seu nome em português pode soar engraçado ou estranho, mas é devido ao seu primeiro curador e também idealizador Wilhelm von Bode.
Sua imponente fachada às margens do rio Spree, sem nenhum terreno em volta, dá uma impressão que o prédio está emergindo das águas. Ele foi projetado em estilo barroco pelo arquiteto da corte Ernst Eberhard von Ihne e foi construído entre 1898 e 1904. Do final dos anos 90 até 2005 o prédio passou por novos trabalhos de restauração e em outubro de 2006 o museu foi completamente reaberto.
Desde então exibe a Coleção de Esculturas, a Coleção de Arte Bizantina e a Coleção Numismática. Estas coleções são ainda complementadas com algumas pinturas, relembrando o conceito de “salas por estilo” introduzido por Wilhelm von Bode. A Coleção de Esculturas é constituída por obras feitas desde o início da Idade Média até o século XVIII e são principalmente originárias de países de língua alemã e da França, Holanda, Itália e Espanha. As esculturas italianas tem papel de destaque na coleção assim como esculturas alemãs em estilo gótico.
Localizado dentro do Hotel Zoo Berlin, o GRACE Berlim (fotos acima) conta com um menu criativo inspirado nas viagens mais recentes do Chef Martin Bruhn ao México e ao Sudeste Asiático, com um toque urbano. O interior do restaurante, com todo o seu glamour de Hollywood foi criado pela designer Dayana Lee, de New York. Dayna Lee criou um equilíbrio entre tradição e modernidade no Grace. O cardápio é enxuto, entre outras delícias, comemos a lagosta, o bacalhau empanado e o “creamy rock shrimps”. A noite foi show! E para tal, escolhi o lookinho adquirido no dia anterior no brechó @picknweight
E por falar no PICKNWEIGHT, o ‘brechó’ oferece uma ampla seleção de produtos vintage de alta qualidade que são únicos. Após seu início como varejista de moda. Peças raras de todo o mundo podem ser encontrados neste lugar, que merece uma visita.
A Berliner Fernsehturm ou Torre de TV (foto acima) destaca-se no horizonte de Berlim, sendo a construção mais alta da Alemanha. A “bola”, se localiza no centro da cidade, na Alexanderplatz. Ela pode pode ser vista de diversos pontos da cidade. Com mais de 1 milhão de visitantes por ano, a Torre de TV é uma das atrações mais populares de Berlim. Inaugurada em 1969, os planos para a sua construção se iniciam já nos anos 50. Nesta época o governo da República Democrática da Alemanha – RDA (Alemanha Oriental) planejava construir uma torre de TV e o local escolhido foi o monte Müggelberg, nas imediações de Berlim.
O artista plástico russo Dmitry Vrubel refaz a pintura do beijo entre os líderes comunistas Erich Honecker e Leonid Brezhnev, que virou cartão-postal na Alemanha, em um trecho remanescente do Muro de Berlim. Na imagem, o ex-presidente da URSS Brezhnev se inclina para beijar o líder alemão. Localizada na galeria do lado oriental de Berlim, a imagem foi pintada em 1990, meses depois da queda do Muro, quando 118 artistas de 21 países decoraram o painel. Anos depois, a imagem foi coberta por tinta cinza. A restauração foi restaurada em comemoração aos 20 anos da queda do muro.
O Neues Museum (foto abaixo), tem eu seu acervo o antigo Egito, desde a pré-história até a história recente. O busto da rainha egípcia Nefertiti está lá.
Museu Pergamon é um verdadeiro espetáculo!! Lá voê encontra os portões da Babilônia, uma das 7 maravilhas do mundo antigo, séc Vl AC, o Altar de Pergamo, entre outras histórias do mundo.
A Galeria de Imagens de Sanssouci (foto abaixo), localizada em Potsdam, uma cidade próxima a Berlim, é uma estrutura construída especificamente para abrigar uma coleção de arte, é um dos edifícios mais majestosos do século 18 na Europa. É também o edifício de galeria mais antigo da Alemanha. Frederico, o Grande, mandou construir ao lado dos palácios Sanssouci e das Novas Câmaras de 1755 a 1763 (ou 1764) para abrigar sua coleção de pinturas recém-montada. Aqui, ele apresentou em arranjos estreitamente pendurados quase 180 das melhores obras das escolas de pintura barroco flamenga e holandesa, o Renascimento italiano e o período barroco, justapostos com esculturas antigas proeminentes e também com esculturas francesas do século XVIII.
O Novo Palácio de Potsdam (Neues Palais, em alemão) é um antigo palácio Real da Prússia que fica no lado oeste do Parque Real de Sanssouci, em Potsdam, na Alemanha. A construção do edifício foi começada em 1763, após o fim da guerra dos sete anos, sob Frederico II, tendo ficado concluído em 1769. É considerado o último grande palácio barroco prussiano.
A Nova Sinagoga (foto abaixo), na Oranienburger Strasse, no distrito de Mitte é um edifício de grande importância para a história dos judeus em Berlim e um importante monumento arquitetônico. Foi inaugurado em 1866. A parte restante da estrutura é um edifício classificado . Foi reaberto em 1995 após as restaurações, mas não foi inaugurado novamente. Os arquitetos foram Eduard Knoblauch e Friedrich August Stüler.
Outro programa muito legal em Berlim é passear pelas galerias de arte do bairro de Mitte (fotos acima e abaixo). Neste minha última viagem tive a oportunidade de ir em algumas e vi as exposições: “Lights Off, After Hours, in the Dark” de Louise Lawler, “We do not breathe the same air”, de Tomás Saraceno, que me impressionou e “For Illy Reich” do argentino Jorge Prado. Recomendo as 3 pra quem estiver por a capital Alemã.
O Fórum Humboldt é um museu de arte não europeia na Ilha dos Museus, no centro histórico de Berlim. Nomeado em homenagem aos estudiosos prussianos Wilhelm e Alexander von Humboldt , ele combina três fachadas barrocas reconstruídas do antigo Palácio Real, um exterior contemporâneo com vista para o rio Spree e um interior moderno projetado por Franco Stella. (fotos abaixo)
O Fórum Humboldt representa uma parceria pioneira entre quatro parceiros experientes do campo cultural e acadêmico. Um lugar com um passado significativo. Um lugar de artes e ciências, de intercâmbio, diversidade e multiplicidade de vozes. Um lugar onde as diferenças se unem. As coleções que foram montadas sob o mesmo teto e o programa variado de exposições, eventos e ofertas educacionais e digitais inspiram os visitantes a obter novos insights sobre o mundo de ontem, hoje e amanhã.
Em Berlim também é possível apreciar uma boa gastronomia. O Catch é um restaurante de estilo Izakaya especializado em culinária japonesa contemporânea. Já o Petrocelli é a opção italiana na Capital alemã, conta com um cardápio com mais de 100 opções. O “La Raclete”, é da famosa raclete! Mas tem outros pratos também, como bife bourguignon. Ambiente aconchegante e comida deliciosa! O Pearl Back é uma boa opção para um delicioso café-da-manhã ou almoço! O Restaurante Grosz é de culinária francesa, fica na Kudamn Strasse. O Reataurante Cassambalis tem um cardápio de comida mediterrânea numa travessa da Küdamm. Dizem que é o preferido da Angela Merkel. Se você procura uma opção de restaurante de sanduiches e saladas com decoração baseada num conto alemão para crianças chamado “Hans im Glück”, visite o Hans im Glück Burger Grill, que conta com opções saudáveis, vegetarianas ou normais. É uma cadeia, tem em vários lugares da Alemanha.
O Ritter Sport Schokowelt (vídeo abaixo) é um loja conceito dos chocolates Ritter, você escolhe como fazer seu próprio chocolate. Em cima, tem um café.
O Nivea Haus, em Berlim, na rua Unter den Linden 28 é uma super dica! Super divertida, você pode fazer uma embalagem de creme personalizado com foto, além de várias outras lembrancinhas. Atrás tem um SPA com diferentes massagens.
Esa é apenas uma curiosidade de Berlim, pois só quem tem carteira de motorista alemã pode utilizar. O “Drive Now” é composto por carros que ficam estacionados nas ruas e quem é cadastrado os abre apenas colocando um cartão no vidro da frente. A pessoa dirige até aonde quer e deixa o carro estacionado na rua novamente quando acaba seu percurso. É um aluguel de carro para trechos curtos, a conta vai depois para o cartão de crédito e é mais barato que táxi.
Essa é apenas uma curiosidade de Berlim, pois só quem tem carteira de motorista alemã pode utilizar. O “Drive Now” é composto por carros que ficam estacionados nas ruas e quem é cadastrado os abre apenas colocando um cartão no vidro da frente.
A pessoa dirige até aonde quer e deixa o carro estacionado na rua novamente quando acaba seu percurso. É um aluguel de carro para trechos curtos, a conta vai depois para o cartão de crédito e é mais barato que táxi.
A bela e imponente Berliner Dom ou Catedral de Berlim é sem dúvidas uma das construções mais fotografadas de Berlim. Com seus monumentais 114 metros de comprimento e 116 metros de altura, a catedral destaca-se na paisagem. A Catedral de Berlim localiza-se às margens do rio Spree, na Ilha dos Museus.
A Berliner Dom, a maior e mais importante igreja protestante de Berlim, foi construída entre 1894 e 1905, mas a sua história se inicia muito antes. A história da catedral de Berlim se inicia em 1465 quando a Capela St. Erasmus, pertencente ao recém-construído palácio real de Cölln, foi elevada ao status de igreja colegiada ou “Domkirche” que era o termo usado na época para designar este tipo de igreja.
O Check Point Charlie foi um posto militar entre a Alemanha Ocidental e Oriental durante a Guerra Fria. Hoje tem um museu explicativo no local. O Regent Hotel É super chique, completo e bem localizado. O serviço é muito é está o restaurantes 2 estrelas Michelin: Fischers Fitz. O Schlossgarten é um restaurante típico alemão, gostoso, bem pertinho de Charlottenburg, muito prático para quem vai visitar o castelo. Não deixe de conhecer a fábrica, loja, outlet e exposição das porcelanas KPM, que existe desde o rei Frederico II, que inclusive comprou a fábrica, na época. O Bar Tausend fica embaixo da estação de metrô, uma porta de ferro sem sinal algum. O DJ fica no bar. O restaurante serve culinária inspirada na asiática e alemã. Conheça também a Loja do Apelman, o bonequinho do farol, na rua Unter den Liden. Tudo com o motivo, desde lápis, mamadeiras, até formas de biscoito.
O Sony Center (fotos abaixo) é um complexo com cinemas, lojas e restaurantes, de estilo bem futurista. O mais interessante é o contraste de pedaços da fachada do antigo e glamuroso Hotel Esplanade (séc. XlX) fazem parte de lá e foram trazidos por inteiro, sobre trilhos. Ah, e ali bem pertinho você encontra o Grand Hyatt Berlim, de estilo contemporâneo com muitas obras de arte, SPA e fitness center. Os apartamentos são amplos e confortáveis.
O Hotel MANI by AMANO (fotos abaixo) fica a apenas 5 minutos a pé do Hackescher Markt. Uma decoração elegante e piso em parquet real caracterizam os quartos. Um buffet completo é servido todas as manhãs no restaurante de café da manhã. Os hóspedes podem experimentar especialidades israelenses no restaurante premiado e elegante com iluminação atmosférica. A Estação de Metro Rosenthaler Platz fica a 100 metros de distância e está a 2 paragens da Alexanderplatz. O MANI tem como objetivo atrair viajantes que atribuem importância a um estilo contemporâneo e claro e a uma atmosfera informal, porém elegante, concebida pelos renomados designers de interiores de Berlim, Esther Bruzkus Architects.
E para fechar nosso super roteiro, as lindas feiras de Natal são super famosas na Alemanha! Essa abaixo, que visitei há um tempo, fica ao lado da Gedachtniskirche em Berlim e se chama City Weinachtsmarkt. Elas contam com várias barraquinhas vendendo doces, artesanatos, vários restaurantes tradicionais, de fondue, vinho quente, e muito mais. Aproveite!
E o melhor de tudo isso é que você pode fazer esse mesmo roteiro. Com a PAMA TOURS você conhece Berlim e a Alemanha de forma personalizada, clique aqui e fale com a equipe de atendimento.