Amsterdam, capital da Holanda, é prática, moderna e vanguardista. A tolerância em questões como religião, drogas, sexo e liberdades individuais e o clima de festa que parece permanente na capital atrai o viajantes do mundo inteiro – especialmente jovens. A vibração cultural não deixa por menos, com dezenas de museus, entre eles o imperdível Rijksmuseum, que guarda obras de Jan Steen, Rembrandt e Frans Hals. Passear de bicicleta por essa cidade plana e repleta de ciclovias é o melhor jeito de conhecer belezas arquitetônicas que vão do estilo gótico da Oude Kerk (Igreja Velha) às linhas modernas do Museu Van Gogh, em cujo acervo estão as principais telas produzidas pelas furiosas pinceladas do pintor. Vamos juntos em mais um roteiro incrível? Sejam bem vindos à Amsterdam!

O passeio de barco pelos canais é bem típico e uma ótima atração para os turistas. O passeio conta com um guia, que vai falando sobre a história da cidade e sobre as construções que vamos vendo ao longo do caminho. Amsterdam, que conta com aproximadamente 800 mil habitantes, está entre os destinos mais procurados da Europa. Famosa por seus canais e pela “rua da luz vermelha”, foi uma grande potência mercantil nos séculos 17 e 18 e hoje tem algumas das maiores multionacionais do mundo, como a C&A.

Situado em 25 casas dos séculos XVII e XVIII interligadas, o recém-restaurado Pulitzer Amsterdam é um hotel de luxo (fotos abaixo) ao longo dos famosos canais Prinsengracht e Keizersgracht. Este hotel apresenta: quartos íntimos, tranquilos jardins internos, espaços para reuniões e eventos, um café no jardim, um bar no hotel e um restaurante que serve pratos simples, porém bem elaborados.

Um super diferencial é que você não precisa se preocupar com o horário do café da manhã, o hotel serve o café até às 11h no restaurante Jansz e depois, até às 16h no Bar Pause. O Pulitzer Amsterdam é uma mistura única de artesanato holandês tradicional e moderno sofisticado, escondido entre os canais icônicos da cidade. Alguns quartos oferecem vista para o canal e sacada ou terraço. As suítes oferecem área de estar separada, e algumas dispõem de móveis antigos, obras de arte originais e/ou instrumentos musicais.

O Palácio Real de Amsterdam (também denominado Koninklijk Paleis te Amsterdam), fica localizado na Praça Dam, bem no Centro da cidade. Além de elegante e sofisticado, reserva um rico poder histórico e cultural imperdível. É um dos três palácios ainda usados pela Família Real. O Palácio Real em Amsterdam não é a residência oficial do Rei Willem-Alexander, mas ela ocasionalmente recebe visitantes importantes nesse local.

O Palácio existe há cerca de 350 anos, entre 1648 e 1665. O edifício foi construído no estilo clássico holandês para ser a sede da Prefeitura, mas tempos depois, em 1808, do rei Luís Napoleão Bonaparte transformou o local em um palácio, e ele assim permanece desde então. No entanto, ao entrar no palácio, os visitantes ainda podem ver a função original da construção. Toda a arquitetura do local está extremamente conservada. As mostras e o design do interior do Palácio Real valem uma visita. Recomendo fazer as visitas guiadas de uma hora, mas é necessário fazer reserva.

O Rijksmuseum (foto acima) chama a atenção de todas as pessoas que passam pela Museumplein, a praça dos museus em Amsterdam. Se você gosta de arte e história, não fique apenas olhando do lado de fora: você estará bem em frente de um dos museus mais impressionantes da Europa. São 80 galerias e mais de 8000 objetos e peças de arte, que te apresentam 800 anos da história e da arte holandesas, desde a Idade Média até o modernismo.

Quando a gente lembra que a Holanda foi uma das maiores potências da época das Grandes Navegações, fica mais fácil entender como as famílias da burguesia holandesa conseguiram financiar tanta produção artística durante o chamado Século de Ouro holandês. Daí vem a relevância da coleção do Rijks, que abriga algumas das principais obras de holandeses famosos. Você já deve ter ouvido alguns nomes: Frans Hals, Rembrandt, Vermeer e Van Gogh, por exemplo. O Rijks nasceu em Haia em 1800, mas 8 anos depois foi transferido para a nova capital do império, Amsterdam.

O Tassenmuseum, Museu de Malas e Bolsas, é dedicado à história das malas, bolsas e acessórios relacionados a moda. Localizado no histórico cinturão do canal central de Amsterdã, a coleção inclui mais de cinco mil itens que datam do século XVI. O museu é o único na Europa e o maior do mundo dedicado a esse acessório muito amado pelas mulheres.  Considerado um dos melhores museus de moda do mundo. Além das peças históricas, o Tassenmuseum ainda conta com um acervo gigante de peças modernas e icônicas: Louis Vuitton, Channel, Prada. Sem falar dos modelos divertidos e diferentes!

Cerca de 30 anos atrás, Hendrikje Ivo, uma negociante de antiguidades de Amstelveen, comprou uma pequena bolsa de 1820. Ela ficou encantada com o objeto, sem ter uma ideia comercial por trás. O fascínio se transformou em uma verdadeira paixão de colecionar bolsas. Ajudada pelo marido Heinz e pela filha Sigrid, Hendrikje coletou mais de 3000 sacolas. Em algum momento, ela decidiu mostrar parte da coleção ao público. A princípio, o museu existia em dois quartos de uma vila em Amstelveen , mas, à medida que a coleção crescia, o casal procurou um novo local. Desde junho de 2007, o museu está localizado em uma impressionante casa aristocrática no canal mais prestigiado de Amsterdã – Herengracht.

Situada a apenas 22km de Amsterdam (na cidade de Zaandam – foto acima), Zaanse Schans, a famosa vila dos moinhos, reproduz, com construções originais, as vilas holandesas dos séculos XVIII e XIX, formando uma espécie de museu a céu aberto.  O espaço, todo voltado para o turismo, conta com diversas lojinhas de souvenir, cafés, fábrica de queijos, tamancos de madeira, entre outras atrações, e é um excelente passeio para quem quer se encantar com uma paisagem tipicamente holandesa, sem gastar muitas horas de viagem.

Logo na entrada, você encontrará o Zaans Museum, um museu que conta a história de Zaanse Schans, da Holanda industrial e, até mesmo, de um famoso pintor que morou em Zaandam: Claude Monet. Além da belíssima paisagem, o que mais atrai os turistas à Zaanse Schans são os moinhos. E lá é possível visitar vários deles. No total, são 11 moinhos, sendo que 6 ficam abertos ao público.

A cidade de Utrecht é o coração vibrante da Holanda. Foi construída em torno da torre Dom, que você pode ver de qualquer ponto da cidade, de modo que não há como se perder no atraente centro da cidade, sem carros. Utrecht possui belos canais com adegas extraordinárias em cais que abrigam cafés e terraços à beira da água. Assim como a torre Dom, Utrecht possui centenas de outros monumentos que contribuem para a atmosfera especial nesta cidade universitária centenária. Utrecht tem ótimas opções de compras para oferecer. Uma grande variedade de lojas e boutiques alinham os canais e ruas do centro da cidade.

O centro da cidade é pequeno o suficiente para explorar a pé, mas grande o suficiente para entretê-lo por dias com arte e cultura. O Rietveld Schröder Huis, Dick Bruna Huis, Catharijneconvent, Central Museum e Museum Speelklok são apenas alguns dos muitos lugares extraordinários para se visitar. Nijntje, a coelhinha mais amada da Holanda, que já percorreu o mundo todo a bordo de incontáveis livros de Dick Bruna, ganhou um espaço interativo para crianças na cidade de Utrecht. O Nijntje Museum é um passeio imperdível para os pequenos leitores desta personagem encantadora e deste artista genial!

E para fechar o roteiro Amsterdam 2019 escolhemos o restaurante Bussia, que é uma experiência super agradável para quem deseja uma mistura de sabores. No coração da capital, refeições italianas requintadas em um ambiente elegante. No cardápio é possível encontrar opções vegetarianas, opções veganas e sem glúten. Combinações clássicas de sabor e perfume recebem um toque moderno e internacional. As massas, pães e doces são todos feitos no local, e todos os pratos são preparados com ingredientes frescos diariamente.

A cada viagem Amsterdã se mostra ainda mais encantadora. Por isso, inspire-se em mais essas dicas e também faça uma viagem a capital holandesa. A PAMA Tours te ajuda e personaliza seu roteiro, clique aqui e fale com a equipe de atendimento.