O título de Ilha da Magia atribuído à Florianópolis faz cada vez mais sentido. Capaz de reunir natureza e patrimônio histórico preservados com infraestrutura de cidade grande, a capital de Santa Catarina (Região Sul do Brasil) enfeitiça tanto os turistas que muitos acabam voltando. É nesse cenário que vamos desembarcar no post de hoje.

Os grandes atrativos de Floripa são as praias que chegam a cem. Em cada região, uma peculiaridade – no Leste, onde estão Mole e Joaquina, surf e paquera são as marcas registradas. Ao Norte, a badalação dos paradores de Jurerê atrai jovens dia e noite. Já as praias do Sul são as mais rústicas e têm como cartão-postal a intocada Lagoinha do Leste. O centro da capital também tem suas belezas, com prédios históricos preservados.

 

E começamos nossa viagem pelo Mercadão. O bonito prédio do Mercado Público de Florianópolis fica bem no coração do centro, próximo do Terminal Rodoviário e da Ponte Hercílio Luz, símbolo da cidade. Vale a pena passar algumas horas pelo local, preferencialmente no horário do almoço pra provar as delícias dos restaurantes. Hoje ele conta com duas alas interligadas por um pátio aberto que ganhou uma moderna cobertura em 2016. Desde a inauguração do novo teto, os restaurantes tomaram esse espaço com suas mesas e o ambiente ficou ainda mais agradável. Foi uma delícia e recomendo a vocês.

 

E lá vamos nós para as lindas praias de Floripa, a primeira delas que merece o nosso destaque é a Praia do Campeche. A areia clara, as águas cristalinas e o verde da vegetação criam um contraste único. E isso faz da praia, um lugar incrivelmente especial.

Na praia do Campeche, em Florianópolis, existe um local chamado Riozinho, que pela fama, é movimentadíssimo, principalmente, quando recebem jovens, que buscam opções de esportes náuticos e outros para serem praticados em “terra firme”, como o vôlei de praia.

‘Uma canoa só minha’

A praia da Lagoinha, também conhecida como Praia da Lagoinha do Norte, assim como todas as praias da região Norte da Ilha, é uma das preferidas dos turistas argentinos e uruguaios. Na praia e seus arredores, você contará com ótimas opções de bares, restaurantes, lojinhas, hotéis e pousadas. Com águas calmas e quentes, sem grandes ondulações ou correntes de retorno, a praia da Lagoinha é ideal para toda a família. Quer uma dica? Leve sua máscara de snorkel, pois no canto direito da praia, quando a água está transparente, é possível curtir os peixinhos.

 

No norte de Florianópolis, ao lado da Praia dos Ingleses, fica a sofisticada e isolada Praia do Santinho. Conhecida pela prática do surf, a praia conta com ondas fortes, mar aberto e longa faixa de areia que, na sua parte mais ao norte, se transforma em longos campos de dunas.

No Santinho, o moderno se encontra com a história. É lá que está depositado um dos maiores acervos de arte rupestre em pedras de Florianópolis. Os trabalhos datam de mais de 5 mil anos.

Ao mesmo tempo, um luxuoso complexo hoteleiro atrai turistas e empresários do mundo inteiro para momentos de relaxamento.

 

 

A Praia da Joaquina ou Joaca, como é apelidada pelos moradores, é a praia das “altas” ondas. Os eventos de surfe, realizados desde a década de 70, deram reconhecimento internacional à Joaquina. No verão, as areias da Joaca se tornam palco de eventos, muitos deles esportivos. Além da praia e do surfe, as dunas também são famosas, consideradas as melhores do sul do país. Lá se criou o sandboard, uma espécie de surfe, mas na areia. Hoje é a atração principal dos que não se arriscam a pegar ondas no mar. O aglomerado de rochas, situado à esquerda, chama a atenção pelo tamanho das pedras e beleza. Compensa acordar cedinho e esperar o nascer do sol, é singular.

Adorei ter essa experiência. Depois de alguns tombos, consegui descer até o fim, invicta.

 

Escondida no costão entre as praias da Joaquina e Mole fica a Praia do Gravatá, acessível somente por trilha ou barco. O início fica na Estrada Geral da Barra da Lagoa, antes de chegar na Mole, mas apesar de o trajeto começar morro acima, o nível da caminhada é leve e não exige grande preparo físico. São apenas 60 minutos.

Gravatá é um tipo de planta que se espalha por toda essa região. No topo do morro, fica uma das rampas de salto de parapente da Ilha, de onde se tem uma vista belíssima da costa e das praias dos arredores.

Floripa é um lugar lindo e merece a nossa visita, além das praias e de sua história é um ótimo lugar para encontrar os amigos e trazer de lá lindas lembranças em família.

.
Capaz de reunir natureza e patrimônio histórico preservados com infraestrutura de cidade grande, a capital enfeitiça tanto os turistas que muitos acabam voltando… Em uma recente visita, novas foram as experiências.
.

 

A Praia Brava (fotos abaixo) tem ótimas ondas para os praticantes de surf. É extensa, com areia macia e vários condomínios de frente pro mar. A melhor dica pra quem quer ficar por lá é alugar um imóvel. O beach club dessa praia é o Le BarBaron.

Le BarBaron reúne tudo o que você sempre quis com um grande diferencial: a beira-mar da praia mais charmosa de Florianópolis. No cardápio: aperitivos, sanduíches, massas, frutos do mar e bebidas, em ambiente refinado com espaço ao ar livre.

 

A praia de Jurerê fica entre as de Canasvieiras e do Forte. É uma região muito conhecida pelas baladas, beach clubs e restaurantes. O mar aqui é mais calmo.

 

A Praia de Jurerê Internacional é uma das áreas mais nobres de Floripa e um dos destinos mais badalados do verão brasileiro. O bairro planejado possui uma boa estrutura para receber os turistas, com estacionamentos, restaurantes, lojas, hotéis e uma extensa faixa de areia. Pode ser um local para ser visitado por quem quer apenas curtir a areia e o mar como também por quem está em busca de muito agito nas baladas e beach clubs que lá se encontram.

Ficou com vontade de programar sua próxima viagem para Floripa? Com a PAMA TOURS você conhece a Ilha da Magia de forma personalizada, clique aqui e fale com a equipe de atendimento.