{ destinos }
Itália
Por Paola Mansur, 26 de maio de 2019

Sejam bem vindos ao nosso novo destino: chegamos à Itália – Benvenuto!

Há pouco mais de 9 mil quilômetros do Brasil, a Itália é reconhecida pelo mundo por sua gastronomia, paisagens lindas e histórias encantadoras. O país que tem o formato de uma ‘bota’ merece o carimbo no passaporte de quem está à procura de moda, gente bonita, cultura e principalmente: viver bons momentos.

 

A Itália possui alguns dos melhores centros de compras do mundo. Artigos de design, grifes famosas de roupas, acessórios e joalheria. A comida é tratada com devoção e por lá estão os grandes chefs do mundo. Com uma história de quase 3 mil anos, da qual faz parte um dos períodos que definem a linha do tempo ocidental – o Império Romano –, a Itália oferece a seus visitantes cerca de 100 mil monumentos que ajudam a dar um panorama desse legado. De uma ponta à outra não faltam catedrais, palácios, fortalezas, importantíssimos sítios arqueológicos e incontáveis e sublimes obras de arte.

Preparem às malas… Vamos juntos nessa viagem? Ao todo, desta vez, serão 3 paradas: Milão, Lago de Como e Montalcino.

Desembarcamos em Milão

Sono arrivato a Milano!

A capital mundial do designer é uma comuna italiana, localizada na região da Lombardia e conta com mais de 1 milhão de habitantes. Em certa época da história, Milão atraiu grande número de artistas, compositores e escritores. Na 2ª Guerra Mundial sofreu com bombardeios, mas aos poucos tornou-se um centro de resistência, viveu um importante crescimento econômico, e hoje é uma das mais importantes regiões da Europa.

Meu primeiro jantar por lá foi no Bamboo Bar do @armanihotelmilano – Com seu teto de volume duplo, grandes janelas com persianas e recursos de inox com iluminação de fundo, o Armani Bamboo Bar reflete o estilo e designer de Armani. Um luxo só, meu sorriso é apenas reflexo do que achei do jantar: incrível!

E o que dizer da @galleriavittorioemanuele? Também conhecida como O Salão de Milão, é uma galeria comercial desenhada no século XIX. Aqui estão as lojas mais famosas de Milão. “Amei as vitrines!”

Na Galeria Vittorio Emanuele II podemos encontrar, além de agradáveis restaurantes, as lojas mais elegantes da cidade. O edifício, construído entre 1865 e 1877, é formado por dois arcos perpendiculares cobertos por uma abóbada de vidro e ferro. A galeria está localizada entre dois dos principais monumentos de Milão: a Catedral e o Teatro alla Scala. De todos os modos, a galeria é um dos lugares mais interessantes da cidade. “Recomendo a visita!”

Ah, e tenho uma curiosidade para te contar: no octógono central da galeria há um mosaico que mostra o escudo familiar dos Savoia com um “famoso” touro. Segundo a tradição, aquele que der uma volta completa por cima do touro, com o pé direito e com os olhos fechados, terá sorte. Se você o fizer no dia 31 de dezembro às 24 horas, a sorte irá durar o ano novo inteiro!

Duomo di Milano – Milan Cathedral  é a maior catedral gótica da Itália. Sua construção começou no séc lV e durou mais de 400 anos. É toda feita com o mármore branco-rosa da Candoglia (no Lago Maggiore).

Do alto do seu terraço dá para contemplar toda a cidade de Milão e existem visitas guiadas que você pode pré agendar clicando aqui.

O encontro anual com a Fuorisalone retornou a Milão para uma semana repleta de eventos, apresentações e projetos especiais. O “Fuorisalone” é o evento mais importante do mundo relacionado ao tema do design. O termo é usado para definir os eventos e exposições que animam toda a cidade de Milão durante a semana do “Salone del Mobile”, que acontece em abril.


O “Salone del Mobile” e o “Fuorisalone” definem a Semana de Design de Milão, trazendo as últimas tendências para o próximo ano e anunciando uma onda de eventos, exposições e apresentações. Durante o Fuorisalone, muitos locais, geralmente, apresentam horários de funcionamento mais longos. Além disso, durante a Semana de Design de Milão, muitas marcas importantes localizadas nos distritos de design apresentam suas novas coleções e realizam eventos especiais com música ao vivo e entretenimento. O evento é totalmente imperdível.

 

 

Lago de Como

O Lago de Como proporciona uma das vistas mais bonitas da Lombardia. O cenário é absolutamente deslumbrante: um lago cristalino com muitos tons de azul, rodeado por montanhas e florestas, que abriga dezenas de cidadezinhas, vilas históricas, igrejas centenárias, castelos medievais e casas coloridas. Sem falar na beleza das flores e na infinidade de cores, é indescritível.

Um dos jantares nessa terra maravilhosa foi no restaurante La Terrazza Gualtiero Marchesi, no nosso hotel, com espetacular vista para o Lago.

 

‘E olha que diferente!’ Um dos pratos que comemos foi ‘risoto de açafrão com uma folha de ouro’, que dá direito a um certificado numerado.

Construída no séc XVlll, com vista para o Lago de Como, a @villadelbalbianello teve como último dono o explorador Guido Monzino, que encheu a casa com ricas coleções adquiridas em suas viagens. Tudo ficou, assim que faleceu, em 1988, para o Tesouro da Itália.

 

Ficou com vontade? Existem visitas guiadas pela propriedade e podem ser pré-agendadas. O local também é alugado para eventos.

Meus 3 dias em Montalcino

Parada obrigatória no roteiro dos apaixonados por vinho, desde 2004 Patrimônio da Unesco, localizada sobre uma colina e rodeada por belíssimas paisagens do vale dos rios Ombrone, Asso e Orcia, Montalcino era uma cidade livre e vivia em paz até cair sob o domínio de Siena em 1201. Foram os seneses que construíram um dos seus monumentos mais famosos, a Fortaleza medieval de 1361, hoje completamente restaurada e acessível para visita.

O gostoso de Montalcino é caminhar pelas suas ruas estreitas de pedra, com janelas e portas decoradas com vasos de flores, descobrir jardins secretos e se surpreender com a linda paisagem que se abre para o horizonte entre uma casa e outra!

Ficamos hospedados no @castigliondelbosco. ‘Uma experiência única”.

O Castiglion del Bosco oferece apartamentos no corpo principal do hotel (o menor standard tem 55 m²) e vilas com diferentes números de quartos. Possui um dos melhores campos de golfes da Itália com 19 buracos (o último é o “last try”). Mas fique atento, é apenas para membros e hóspedes que não são sócios podem jogar no máximo 2 vezes.

 

“Desta vez coloquei literalmente a mão na massa”. Um chef do hotel veio até o chalé que estávamos hospedados. “Amei”

 

A outra grande atração deste lugar incrível é a vinícola que produz Brunello de Rosso e de Montalcino. Também tem um clube de vinhos apenas para sócios.

Nosso último jantar no Castiglion del Bosco foi no restaurante Campo del Drago. A cozinha é comandada pelo chef Matteo Temperini, que teve e a delicadeza de vir até o salão para tirar uma foto com a gente.

 

Cada dia é servido um cardápio diferente de pratos italianos com ingredientes fresquíssimos, colhidos na própria horta do hotel.

La nostra Italia, como foi bom passar estes dias ao lado de pessoas queridas em lugares tão especiais. Viva os momentos e faça de suas viagens um mergulho na história.

_________________

Obrigada @greicepenteado @gpmarketing pela #gpmarketingbestofitaly

Acompanhe mais da viagem nas redes sociais com as hashtags: #pamatours #pminmilan #pminitaly