{ destinos }
Lisboa e os encantos da terrinha
Por Paola Mansur, 11 de dezembro de 2019

Uma das mais antigas cidades da Europa, Lisboa encanta pela história cultural riquíssima, gastronomia incrível, arquitetura fascinante e pelo jeito simpático e despojado de ser dos portugueses. Se você ainda não sabe o que fazer em Lisboa ou quer explorar mais a menina dos olhos de Portugal, prepare-se! Vamos juntos?

Localizada na ponta oeste da Europa, Lisboa é um ótimo destino para quem viaja do Brasil e é possível encontrar voos diretos entre os dois países com saídas de muitas capitais brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, Belém, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Uma cidade que conserva todo o charme de Portugal em suas ruas de paralelepípedos, casas com fachadas de azulejos e o som do fado saindo das ruas de Alfama. Essa é Lisboa, a capital portuguesa que, apesar de seus mais de 500 mil habitantes, ainda tem cara de cidadezinha do interior. Mas não se engane: você irá encontrar por lá todas as opções que uma grande metrópole oferece.

Estranhamente, algumas das principais atrações da cidade não são tão turísticas quanto se imaginaria: um passeio por Lisboa no bonde 28 é quase tão imperdível quanto a parada para desfrutar de um dos deliciosos Pastéis de Belém originais, na fábrica próxima à famosa Torre de Belém. Você também irá se encantar com o sotaque português, que muitas vezes pode soar estranho aos ouvidos menos acostumados.

Um rápido passeio pelas ruas do centro já levará os viajantes a se deparar com o Café A Brasileira e é bom não fugir quando passar por ali pensando que é um ponto de encontro dos turistas brazucas. Pelo contrário, o lugar possui grande importância na vida cultural da cidade, tendo reunido artistas e intelectuais desde sua abertura. Um dos clientes mais famosos foi Fernando Pessoa, hoje imortalizado em uma estátua de bronze em frente à cafeteria.

De qualquer forma, o difícil será não gostar desta cidade cheia de encantos, berço da língua e da literatura portuguesa, com uma gastronomia que parece ter sido feita sob medida para engordar os turistas desavisados. E talvez uma das surpresas mais gostosas seja descobrir que existem sim cidades muito econômicas para se conhecer na Europa Ocidental – e Lisboa é, sem dúvida, uma das que apresentam um dos melhores custos para sua viagem.

Não apenas um lugar para comer bem quitutes portugueses, mas, acima de tudo, um ambiente que reflete a história da capital. Fundada em 1829, a Confeitaria Nacional é a mais antiga de Lisboa.

Balthazar Roiz Castanheiro, fundador da confeitaria, manteve-se à frente do negócio até a sua morte, em 1869. Sucedeu-lhe o seu filho mais novo, que tinha o mesmo nome do pai, Baltazar Júnior. Este foi o responsável pela inovação e reconhecimento da confeitaria.

Jr. mandou vir de Paris e de Madrid mestres confeiteiros que melhoraram a qualidade das especialidades – tanto da doçaria, como das compotas e dos licores de fruta. Foi a Confeitaria Nacional que trouxe o bolo-rei para Portugal, uma receita secretíssima que se mantém inalterada desde 1875 e continua a ser motivo de romaria na época Natal. Sem dúvida o bolo-rei é o ícone da casa, famoso pela massa úmida e pelas frutas cristalizadas feitas na cozinha sem o uso de corantes.

Uma outra super dica é o LX Factory (fotos acima): uma antiga fábrica de tecidos que virou um local descolado, com lojas, restaurantes e escritórios de arquitetura. Recomendo para petiscos o bar brasileiro Boqueirão. Ah, aos sábados uma banda brasileira toca lá e é ótima.  Uma das coisas mais legais de explorar o LX Factory é que toda a arquitetura local “conversa” com os ambientes internos das lojas. A programação cultural também é intensa. Exposições, apresentações musicais e outras representações artísticas acontecem frequentemente. Dá até pra pegar uma baladinha se você se animar.

O Mosteiro dos Jerônimos (foto acima) começou a ser construído no Século XVI por iniciativa do rei D. Manuel I para a Ordem de São Jerônimo e demorou um século para ficar pronto. É patrimônio da UNESCO desde 1983, Monumento Nacional desde 1907 e uma das 7 Maravilhas de Portugal desde 2007, ou seja, quem vier a Lisboa não pode deixar de visitar! Ao lado do altar da igreja, tem a sacristia, cujo ingresso é vendido a parte. Vale a pena visitar, é um dos espaços arquitetônicos mais bonitos do Mosteiro. Os túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões ficam um de cada lado, na entrada da nave.

E a gastronomia é uma atração a parte da capital portuguesa. Separei algumas dicas imperdíveis!

O JNcQUOI Asia (foto acima) é um dos mais novos e badalados restaurantes de Lisboa, em Portugal. Localizado na Avenida da Liberdade, é dedicado aos sabores asiáticos e tem um dragão gigante pendurado no interior. São quatro espaços distintos: um bar, um restaurante, uma zona de sushi e um terraço. Tal como o outro JNcQUOI, que se encontra no edifício do Teatro Tivoli, este também pertence ao Grupo Amorim Luxury, responsável pela Fashion Clinic. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto, Lázaro Rosa Violán e tem capacidade para 300 pessoas.

No JNcQUOI Asia você poderá experimentar o melhor da gastronomia da Índia, Japão, China e da Tailândia, que são países com influência portuguesa no início de suas histórias. O restaurante tem seu menu pensado pelo chef António Bóia. Robata, wok e tandoori são algumas das sugestões disponíveis.

O Praia no Parque (fotos acima) é uma badalada steakhouse da cidade preparada para receber quem quiser almoçar, jantar ou apenas beber um delicioso drink. O projeto fica no Parque Eduardo VII, junto ao Pavilhão Carlos Lopes e replica o projeto Praia da Villa, no Algarve. A decoração é moderna e tem pequenas zonas privadas com bancos corrido forrados a veludo vermelho. Um dos elementos principais é uma lareira suspensa da Gyrofocus. Às quintas, sextas e sábados há uma baladinha depois da meia noite. Mas sempre lembre-se de reservar!

A primeira vez que estive em Portugal foi aos 15 anos com meus avós maravilhosos que me mostraram e ensinaram tanto por esse mundo afora, mas não lembrava de muita coisa! Voltei várias vezes depois  mas sempre a trabalho. Agora estou conseguindo fazer o que mais amo: turistar, explorar e descobrir!  Fui visitar Sintra, cidadezinha que fica a 30 min de Lisboa e é patrimônio da Unesco.

Sintra é uma encantadora cidade portuguesa que está situada dentro das colinas da Serra de Sintra. Escondido entre essas colinas cobertas de pinheiros estão palácios extravagantes, mansões luxuosas e ruínas de um antigo castelo. A variedade de fascinantes edifícios históricos e atrações encantadoras se combinam para formar um destino turístico fantástico. Sintra é considerada como a melhor viagem de um dia partindo de Lisboa, e uma visita a esta cidade incrível deve ser incluída em seus planos de férias.

Fiquei completamente encantada com a Quinta da Regaleira! O palacete foi construído pela primeira vez no séc XVll, comprado, vendido e reformado muitas vezes depois. Na foto acima da para vê-lo, bem como a capela. Os jardins são um caso a parte com construções enigmáticas que ocultam significados alquímicos como os da Maçonaria. O primeiro proprietário da quinta foi o Dr. António Augusto Carvalho Monteiro, juntamente com o arquiteto italiano Luigi Manini. Essa visita não pode faltar no seu roteiro.

O Palácio da Pena (foto acima) é um dos mais extravagantes do país, talvez do continente. Erguido no topo da Serra de Sintra, a 500 metros de altitude, apresenta uma miscelânea de estilos que, curiosamente, terminam por apresentar um belo resultado. Os últimos reis portugueses, principalmente D. Carlos I e a esposa D. Amélia, aproveitaram bastante essa residência real. Sua construção foi, na verdade, um capricho de D. Fernando II que, em meados do século 19, transformou um antigo mosteiro no colorido e rebuscado palácio. Os ambientes estão recuperados fielmente, como se a Corte ainda habitasse a moradia. A mesa de jantar, por exemplo, se encontra posta com pães de verdade sobre os pratos. Uma curiosidade: o primeiro chuveiro instalado em Portugal pode ser visto na chamada “sala do duche e massagem”.

E pra fechar esse nosso roteiro super especial…. os doces de Sintra.  O “Trevesseiro” e a “Queijada” são maravilhosos! De ovos, canela e açúcar! A “Casa Periquita” é a mais tradicional, desde 1862! Recomendo a visita. E a loja “Artnis” (foto abaixo), é linda e chique, com produtos bordados a mão!

Ao programar uma viagem para Lisboa e Portugal você não precisará de visto por até 90 dias no país. Será preciso o passaporte com a validade superior ao tempo de permanência, além das passagens de ida e volta. Ah, tenha em mãos também o comprovante de reserva do hotel ou a carta convite do parente ou amigo que irá recebê-lo. Lembramos que você deve adquirir um seguro de viagem internacional, que é obrigatório em todo o continente europeu. Mas não se preocupe com nada disso, a PAMA Tours te ajuda e personaliza seu roteiro, clique aqui e fale com a equipe de atendimento.