Do outro lado do mundo, o nosso destino vale cada segundo de uma longa viagem de avião. É hora de pousar na Nova Zelândia e aproveitar as paisagens e as impressionantes atrações que o país oferece.
A Nova Zelândia é notável por seu isolamento geográfico: está situada a cerca de 2 mil km a sudeste da Austrália. Formado por duas grandes ilhas principais (Ilha do Norte e Ilha do Sul) e numerosas ilhas menores, sendo as mais notáveis as ilhas Stewart e Chatham, o local é de ascendência europeia (67,6%), sobretudo britânica, enquanto os nativos maoris, ou seus descendentes, são minoria (14,6%).
O que pouca gente sabe é que a Nova Zelândia é um dos países mais desenvolvidos e industrializados do planeta, e que se posiciona muito bem em comparações internacionais sobre desenvolvimento humano, qualidade de vida, esperança de vida, entre outros índices que o colocam como um dos países mais ‘habitáveis do mundo’.
Boa gastronomia, lindas paisagens, esportes radicais e muita aventura. Estes são alguns dos ingredientes de mais uma viagem inesquecível. Sejam bem vindos ao nosso roteiro!
‘Tēnā koutou e ngā manuhiri o te ao whānui’. Saudações queridos visitantes!
Cultura Maori
Toda vez que viajamos é fundamental um mergulho na história e na cultura local, assim conseguimos sentir, de fato, que estamos em um ambiente diferente daquele que estamos acostumados. Os Maoris são os nativos da Nova Zelândia, representam 14% da população, como nós já mencionamos.
Vindos da Polinésia, eles chegaram no país mais de mil anos atrás. É incrível a importância que a cultura Maori tem na Nova Zelândia. Sua língua e suas tradições fazem parte da história do país – tanto que, além do inglês, o Maori também é considerado como língua oficial. É raro encontrar um neozelandês que não conheça os termos e frases mais comuns da língua Maori, o Te Reo Maori. A tatuagem Maori é provavelmente o item da cultura que mais se disseminou pelo mundo; pessoas de vários países e culturas diferentes se apropriaram das pinturas corporais.
Uma boa dica é assistir uma apresentação Maori em Te Puia (@te_puia). ‘Nós fomos e foi incrível’. Te Puia é um parque que abrange cerca de 70 hectares dentro do histórico Vale Geotermal Te Whakarewarewa na cidade de Rotorua, na Ilha Norte da Nova Zelândia. Te Puia fica na Zona Vulcânica de Taupo e, no passado, foi local da fortaleza Te Puia construída por tribos Maori. Na cidade tem uma escola de artesanato subsidiada pelo governo apenas para eles.
Queenstown
Próxima parada: Queenstown. “A cidade fica às margens de um lago cristalino cercado de montanhas. Por lá se veem poucos carros e várias ruas para pedestres lotadas de pequenas lojas de recordações. Nós amamos trazer uma lembrança, não é mesmo?”.
Localizada na Ilha Sul da Nova Zelândia, a 2 horas de voo de Auckland, Queenstown fica às margens do lago Wakatipu, um lago cristalino cercado por montanhas. Essa combinação entre lagos e montanhas faz com que o local seja perfeito para a prática de diversos esportes. A água é bem gelada, mas se você gostar, pode arriscar um mergulho.
Já dissemos que a cidade é uma ótima opção para que deseja esportes radicais, certo? Então… O Kawarau Bungy, a 43 metros de altura, é considerado o mais antigo bungee jump do mundo. A atração é uma das mais concorridas da região e oferece opções como tocar ou não o rosto na água lá em baixo.
.
“SIM – eu fui! Essa foi a maior aventura da minha vida: pular a 43 metros da ponte Kawarau e virar esse ioiô humano. Se tive medo? Não, não tive. Tive PAVOR!! Mas no fim fui! Iuhuuuuuullll!”
No inverno, esquiadores e snowboarders se esbaldam em suas montanhas nevadas; no restante do ano, ganham destaque passeios de barco (como o Jet Boats: uma espécie de lancha que percorre os lagos da cidade em alta velocidade fazendo manobras radicais). “Gostamos de uma boa aventura, por isso nesse nós também fomos”.
Passeio de Helicóptero
Espetacular passeio de helicóptero, parecia que eu estava num simulador da Disney! Indescritível!! A natureza do lugar é algo único! Existem vários tipos de tours, recomendo a empresa “The Helicopter Line”.
Auckland e a Sky Tower
Ao norte da Ilha Norte, Auckland está na região mais ensolarada e quente (ou menos fria) da Nova Zelândia. Quando o tempo ajuda, as ruas da cidade ficam cheias. Na área de Prince’s Wharf, à beira-mar, os cafés e os restaurantes ficam lotados. Edifícios vitorianos e eduardianos bem conservados alojam galerias, lojinhas criativas e boas opções de gastronomia.
Por lá também encontramos a Sky Tower (@skytower_nz), uma torre que é o símbolo da cidade. Erguida na década de 90, seus 328 metros de altura constitui a estrutura mais alta do Hemisfério Sul e uma das torres mais altas da atualidade. Tornou-se um ícone e atrai milhares de turistas anualmente.
Matamata
Se você gosta de cinema, provavelmente já viu a Nova Zelândia nas telonas, muitas das locações da trilogia “O Senhor dos Anéis” e de “O Hobbit” foram feitas na região. Cerca de 2 horas de Auckland, na cidade de Matamata está o estúdio onde os filmes rodaram. Da para almoçar lá e às quartas-feiras tem um jantar especial inspirado nos filmes. As visitas são guiadas por pessoas de diferentes lugares do mundo que são super fãs!
.
.
Informações ao viajante
Línguas: Inglês e maori
Moeda: Dólar da Nova Zelândia
Como ligar para o Brasil: 000-955
Visto: Não é necessário.
____________________
Ficou interessado? Fale com a PAMA Tours |
Nós ajudamos você a organizar sua viagem e seu roteiro. Seja para a Nova Zelândia, como para qualquer outro lugar do mundo.
Informações:
WhatsApp: (11) 9 8115 8266 ou clique aqui.
E-mail: paola.mansur@pamatours.com