Ah… como o Brasil é lindo! Viajar pelo nosso país e descobrir os mistérios e as belezas de nossa natureza é algo que amo fazer. E desta vez fui para o PANTANAL! Localizado na Bacia do Alto Paraguai (BAP), constituindo uma planície sedimentar de aproximadamente 160.000 quilômetros quadrados. Com o seu maior território entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a região abrange áreas na Bolívia e Paraguai.
É a maior área úmida do planeta, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera. O Pantanal é Considerado um Complexo de Ecossistemas, pois trata-se de uma região de encontro entre Cerrado, Chaco, Amazônia, Mata Atlântica e Bosque Seco Chiquitano. Existem no Pantanal pelo menos 3.500 espécies de plantas, 650 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce, sendo que algumas delas em risco de extinção.
Nossas experiências por lá foram no Refúgio Ecológico Caiman. Esse é o nome que o atual proprietário encontrou para melhor reunir as suas iniciativas em prol da conservação e do progresso da região. O Refúgio designa a propriedade aonde estão localizadas as suas três principais iniciativas: pecuária extensiva de corte, ecoturismo e geração de conhecimento e preservação do Pantanal. Nesse mesmo espaço de quase 53 mil hectares convivem em perfeita harmonia essas três atividades, procurando demonstrar a viabilidade de se aliar conservação e progresso com respeito à natureza, adaptando as iniciativas ao Pantanal e o seu ciclo natural, respeitando as culturas e as tradições dos seus habitantes e promovendo novas ideias de como desenvolver e levar o progresso à região. Um verdadeiro laboratório natural e social é o que melhor exprime a criação do Refúgio Ecológico Caiman.
Aqui faço um primeiro registro. Da nossa primeira volta de carro de Safari.
Navegar pelos rios, e viver essas experiências, foram dias dias maravilhosos e inesquecíveis!
O Projeto OnçaFari é pioneiro e promove a conservação no Pantanal através de um safári fotográfico diferente, onde os animais não perdem suas características selvagens, mas deixam de enxergar os veículos de safári como uma ameaça.
Essa iniciativa de ecoturismo responsável proporciona fonte de renda para proprietários e habitantes da região, aliando práticas sustentáveis ao progresso social, desmistificando a onça pintada e promovendo esforços para a sua conservação dentro das propriedades pantaneiras.
Outra boa experiência no Refúgio Ecológico Caiman é andar a cavalo. Foi um passeio de três horas com parada para piquenique, conseguimos ver o último dos “big five” que faltava: o tamanduá! E ainda estava com filhotinho nas costas, pena que ninguém conseguiu fotografar. Tivemos a oportunidade de desfrutar da paisagem pantaneira de vários modos e hoje fechamos com chave de ouro!
Um dos nossos jantares foi um “churrasco pantaneiro” uma das experiências super bacanas que vivemos, com carnes locais, acompanhamentos típicos e até uma musiquinha ao vivo! Cada atividade e detalhe são um capricho a parte!
Sobre o som e sinta também a vontade de conhecer e desbravar o Pantanal brasileiro!
E o melhor de tudo isso é que você pode viver essas mesmas experiências no Refúgio Ecológico Caiman. Com a PAMA TOURS você conhece o Pantanal de forma personalizada, clique aqui e fale com a equipe de atendimento.
Pra fechar, nossa volta foi de forma muito especial, nesse avião lindo!