A cidade de Pasárgada é a antiga capital do Primeiro Império Persa, construída pelo imperador Ciro II. Por conta da imensidão do império, Pasárgada coexistiu simultaneamente com outras capitais e manteve-se inacabada após a morte de Ciro, tendo sua mudança iniciada para Persépolis por Dario III.
Atualmente é um Patrimônio Mundial da Unesco, cobrindo uma área de 1,6 km² de extensão. Possui diversos jardins, fortes e ruínas de um palácio real. Dentre suas estruturas, acredita-se também que esteja por lá o provável Mausoléu de Ciro. Historiadores citam a crença de Alexandre, o Grande de que no interior do monumento descanse o corpo do imperador. Um fato curioso é que, durante a conquista islâmica do Irã, os árabes tentaram destruir a tumba por “violar os princípios do Islã”. Mas foram convencidos pelos guardas de que o mausoléu não era em homenagem a Ciro, mas sim a mãe do rei Salomão, o que fez os árabes desistirem de destruí-lo.
Não à toa, até hoje permanece a inscrição em árabe “Qabr-e Madar-e Sulaiman” (Tumba da Mãe de Salomão) no mausoléu, como é conhecido oficialmente. O monumento possui seis largos degraus que conduzem ao sepulcro, cuja câmara mede 3,17 m de comprimento, 2,11 m de largura, e 2,11 m de altura, e possui uma entrada estreita e baixa.
Ficou com vontade de desvendar os mistérios do Irã? A PAMA Tours te ajuda e personaliza seu roteiro, clique aqui e fale com a equipe de atendimento.